quarta-feira, 15 de junho de 2011



Esta é uma singela homenagem que prestei a minha pastora por ocasião do seu aniversário de sessenta anos. Estendi um tapete vermelho no corredor da igreja e pus algumas rosas caídas pelo caminho; nos bancos fiz um cordão de bexigas vermelhas e brancas por toda a extensão do corredor e a medida que ia lendo o texto garotas passavam pelo tapete pegando a rosa caída e levava em direção a homenageada e a entregava...foi lindo e por isso deixo aqui registrada esta singela homenagem.


A bíblia diz que os passos de um homem bom são confirmados pelo Senhor.
Homem neste contexto diz respeito a espécie humana, o todo, homens e mulheres. Todo que neste momento é muito; por isso subtraíremos do todo uma parte única, não em sua espécie, mas única em sua constituição e individualidade, VOCÊ; a quem chamamos de Ceci.
Mulher que Deus nos deu; deu a esta cidade, Itabaiana, para andarmos lado a lado, confirmando assim o Senhor, o propósito maior pelo qual a exatos sessenta anos atrás, ele te colocou no cenário da vida. Muito teríamos para dizer da tua trajetória nestes anos todos, mas ater-me-ei a falar de caminhos.
O caminho das flores. Por quê flores? Elas vão estar presentes nos dias mais especiais, elas me remetem a dom. E dom é charisma, e charisma é graça, e tua presença entre nós é graça de Deus em ti, para nós, por nós e sobre nós.
Assim sendo..... O CAMINHO DAS FLORES
O caminho das flores é o caminho .........

da SIMPLICIDADE: flores vão estar presentes nos dias mais importantes das vidas das pessoas.Tu és importante para nós. Dá flores é um ato singelo mas que consegue tocar a alma de quem as recebe. Assim és tu; simples, singela por natureza, mas que em teu caminhar entre nós, alcança e toca corações e almas pela sua presteza e solidariedade. .

O caminho das flores é o caminho .........

da BELEZA: da multipluralidade das formas e cores que enchem os olhos de quem as vê. Beleza igual se vê em ti, não apenas no exterior; mas nas muitas formas do teu trajo de um espírito manso e quieto diante de Deus.

O caminho das flores .........

é também o da RECONCILIAÇÃO: depois de uma briga entre o casal, fica a mágoa; é ai que entra as flores com um implícito pedido de desculpas... foi no jardim do Getsêmani que principiou-se o calvário de Cristo; Deus que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo jesus. Ele que abriu mão do seu querer para cumprir toda a vontade do Pai. Quantas e quantas vezes neste teu caminhar, onde nem tudo são flores; abdicaste da tua vontade em detrimento do querer de Deus, o Pai.
Está casada com um pastor; ser mãe espiritual de muitos filhos entre nós, certamente não fazia parte dos teus sonhos juvenis; mas à medida que Deus foi traçando os caminhos para ti, não desviastes, antes te submetestes a todos os seus desígnios.

O caminho das flores .........

é ainda o da DILIGÊNCIA: manusear flores, cuidar de um jardim; requer mais que prática, requer sensibilidade e cuidados diários e isso aliado as provisões celestes, como água, sol, terra, etc Que tens parceria com os céus, disso ninguém duvida. Sensibilidade?Ahhhh tá aí uma coisa que não te falta. Quanto à diligência conhecemos todo o seu trabalho e dedicação entre nós e por nós. Então só nos resta dizer como disse Paulo: Sede firme e constante, sempre abundante na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor.

O caminho das flores é o caminho .........

das IMPOSSIBILIDADES:

que se vêem e se manifestam em diversos percursos na estrada da vida; e se tornam ainda mais evidentes com o avançar do caminho. Pensar em impossibilidade é algo que nem de longe, em tua juventude cogitavas....pois os arroubos e vigores juvenis desconhecem tal verbete. O mesmo não se dirá de agora quando, segundo palavras tuas mesmo, o cérebro faz projeção de algo e o corpo não acompanha o seu ritmo. Diante disto lembrei-me de uma crônica que li e falava do queixume de um vaso, velho já de uso, cheio de sulcos e rachaduras e que ao lado de outro novinho em folha eram utilizados pelo seu dono no carregar de águas. O vaso novo gabava-se de sua condição de transportar águas sem derramá-las, discurso que muito ressentia o vaso velho e já cheio de furos e diante de sua notada tristeza o dono de ambos os vasos disse-lhe; que sua amargura era sem causa e convidou-o a olhar para trás no caminho; ao que o mesmo constatou que ao lado do caminho que o homem o conduzia dia após dia, havia muitas e inúmeras flores de todas as cores e tipos; enquanto que no lado em que o vaso novo era levado nada havia. Vê, disse o dono do vaso velho, mesmo cheio de rachaduras e já tão velho de uso, tens ainda serventia para mim; nunca pensei em abrir mão de ti, mesmo conhecendo o teu estado. Sabia que a água escoava por entre tuas rachaduras e tirei proveito deste teu modo de ser e lancei sementes as mais diversas ao longo do caminho, que dia a dia iam sendo regadas por através dos teus furos enquanto conduzia-te no caminho. Se não fosse por ti eu não teria esta bela paisagem a admirar todos os dias e não sentiria o suave aroma que se desprende destas flores ao longo do caminho.
Impossibilidades que dizer delas? Vêem-nas os homens e o sistema humano, mas para Deus, o teu Deus isso nada é. Tens ainda muita serventia e mesmo cheia de rachaduras, gasta pelo tempo e trabalho; olhe para trás e verás que no caminho fizestes florescer muitas flores com tua serventia nas mãos do dono do vaso que és tu.

Este é o jardim de Deus, como você; jardim fechado! Agora só nos resta pedir vem tu vento do Espírito de Deus e assopra no seu jardim para que se derramem os seus aromas.
Ceci, nesta tua caminhada que como já falei nem sempre é de flores, a nossa petição ao Pai ao seu favor e os nossos votos neste teu sexagenário aniversário é para que assim, como a terra produz os seus renovos, e como o jardim faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor DEUS faça brotar a justiça e o louvor sobre ti ,seu marido, filhos, nora e netos; em síntese, toda a sua casa, desde agora e para sempre. AMÉM! PARABÉNS!

Um comentário:

  1. Nossa pastora merece essa linda homenagem, parabéns a você por saber honrar esta mulher de Deus!Um grande abraço!!!
    Rosângela Oliveira

    ResponderExcluir